Sobre os projectos documentais, de marketing da saúde e de videojogos referidos nesta página: tratam-se de projectos que envolveram várias pessoas, de diferentes saberes e técnicas.
Documentário e spots PASSE
O Documentário PASSE consiste num filme de cerca de 12 minutos que explica sucintamente os principais recursos e linhas de actuação do Programa Alimentação Saudável em Saúde Escolar. Disponibiliza ainda um conjunto de cinco spots PASSE Bem um recurso em termos de marketing da saúde, operacionalizando mensagens salutogénicas em suportes visuais atraentes e apelativos. Trabalho desenvolvido com supervisão de Rui Tinoco, Débora Cláudio e Nuno Pereira de Sousa.
Videojogos PASSE
Desenvolveram-se também videojogos no âmbito do programa PASSE. Os videojogos podem correr em computadores amigos dos mais novos…
O PASSEkids é destinado aos mais novitos, frequentadores dos jardins-de-infância. PASSEplus tem como principal alvo as crianças do EB1. Finalmente, o PASSE teen tem como principal alvo os mais crescidos.
Trabalho desenvolvido com supervisão de Rui Tinoco, Débora Cláudio e Nuno Pereira de Sousa.
Pés no chão, cabeça no ar
O Programa de Intervenção Focalizada – PIF – foi desenvolvido pelo Gabinete de Intervenção em Saúde – GIS – visando a promoção da saúde e a prevenção do uso e abuso de substâncias psico-activas junto de cinco grupos de menores institucionalizados e considerados em risco.
A aproximação permitiu olhar um universo que não gosta de se expor, que por regra se protege nas respostas dadas pelas instituições e principalmente de comportamentos, de atitudes, de percursos e de interesses dos menores, contribuindo para desmontar as ideias feitas associadas a estas populações e contextos.
Ouvir o discurso directo dos menores sobre a família, os amigos, o agora e o futuro leva a questionar o que realmente conhecemos e o que escapa à visão estereotipada. O projeto foi desenhado e pensado por Rui Tinoco e aplicado pela equipa do GIS. O documentário foi desenvolvido por Lígia Parodi e Ricardo Gritto.