Livros Psicologia

Teleamnésia – um percurso pelo poder alienante das novas tecnologias

teleamnesiaConjunto de textos que pretendem mapear e refletir sobre o poder alienante das novas tecnologias. Concretamente, as linguagem e formas de poder que subjazem a muitas delas. A interação social que se apropria das tecnologias mas  também é desenhada por elas. Os mecanismos de controle social que se escondem no interior dessas linguagens e a forma, por vezes extremamente autoritária, com que se relacionam connosco.

Com estes propósitos tecem-se novos conceitos e palavras como a própria teleamnésia, mas também a telepresença e tele-realidade só para citarmos alguns exemplos – isto na esteira de Stiegler. O objetivo geral da obra tem que ver precisamente para a necessidade de sabermos e descodificarmos essas linguagens, por forma a mantermos a nossa capacidade de escolha e, em última análise, a nossa liberdade individual.
 .

Educação para o Uso da Internet – Uma Abordagem através das Dinâmicas de Grupo

capa educacao para o uso da internetA internet tem-se vindo a afirmar como um espaço de socialização em que as ferramentas que tornam a vida moderna mais eficaz e confortável, se cruzam com o lúdico e o prazenteiro. O nosso país através, não só do programa Magalhães, mas de toda uma série de posturas tendentes a utilizar a pesquisa por computador em trabalhos escolares, tem vindo a incentivar o uso da internet. É claro que a rede se constituiu como um espaço incontornável, mas também é verdade que nela se misturam potencialidades e perigos. As oportunidades de aprendizagem misturam-se com desafios e novas interacções que podem desembocar em desastre.

Em formato e-book – clique na imagem da barra lateral para aceder à obra.

Gosto muito de…

Conjunto de cinco histórias interactivas, nas quais o adulto lê a narrativa e cada criança, quando chegar a um “buraco” na história, vai ter que escolher entre uma das duas propostas. Se não quiser responder, os amigos podem ajudar.

1. Gosto muito de… fruta!; 2. Gosto muito de… sopas e saladas coloridas!; 3. Gosto muito de…alimentos diferentes!; 4. Gosto muito do… pequeno-almoço!; 5. Gosto muito de… alimentos divertidos para as festas!

Cláudio, D.; Pereira de Sousa, N.; Tinoco, R. & Meneses, A. (2009)., Porto: Departamento de Saúde Pública do Norte, ARS IP.

Veja aqui um apresentação deste recurso.

Manuais PASSE: PAS3, EA1 PASSEzinho…

O Programa Alimentação Saudável em Saúde Escolar PASSE) disponibiliza uma série de manuais que permitem trabalhar a dimensão curricular através de dinâmicas de grupo (PASSEzinho para os jardins-de-infância; PAS3 e EA1 para a EB1). O programa disponiniliza também PASSE MA para Manipuladores de Alimentos, PASSE EE para Encarregados de Educação, EcoPASSE, PASSE.org e PASSE.com.

Nicks e Chats: para uma etnografia do virtual

Esta obra é fruto da aplicação de métodos de observação naturalista às interacções em salas de chat. Essas vivências são objecto de reflexão e sistematização.

Pretende-se dar a conhecer os ambientes que se formam nas salas de chat, as linguagens e sinaléticas que emergem. Quais os assuntos de conversa? Quais as intenções? Como é que os nicks se relacionam com o real e o virtual? Como se estruturam as identidades nas várias salas?

Apresenta-se, da mesma forma, um estudo de caso, com a descrição das reflexões da nick Enya, sobre as suas etapas de vida virtual e as escolhas que realizou. Seguimos o seu percurso nos primeiros momentos de aproximação e na imersão na actividade de chat.

Tinoco, R. (2009). Nicks e Chats: uma etnografia do virtual. Porto: Estratégias Criativas.

Actividades Lúdicas na Área dos Comportamentos Alimentares

O presente livro pretende aplicar a metodologia de projectos e de modelos de promoção da saúde – inspirados na psicologia da saúde – à adopção de comportamentos alimentares saudáveis. Assim, o contributo da psicologia funde-se com o da nutrição e da saúde pública, através de dinâmica de grupo que trabalham conceitos fundamentais na área.
Surge da necessidade há muito sentida pelos diferentes profissionais que trabalham o tema da alimentação promotora da saúde nas escolas e vem preencher esta lacuna com uma sequência lógica de jogos para que se possa aprender, brincando.   Adultos e crianças têm a oportunidade de reflectir sobre os seus conhecimentos, atitudes e comportamentos alimentares, de uma forma atractiva e divertida.

Tinoco, R.; Cláudio, D. & Pereira de Sousa, N. (2008). Actividades Lúdicas na Área dos Comportamentos alimentares. Porto: Profiedicções.