Educação para a saúde

caraA educação para a saúde é um campo que cruza um conjunto de saberes e práticas profissionais. A psicologia da saúde propõe um sem número de modelos de modificação de comportamentos que implica também os conhecimentos e a forma como ele são apropriados pelos indivíduos.

Referimo-nos concretamente à questão do ciclo CAC – Conhecimentos Atitudes e Comportamentos –  conceito basilar que informa muita da intervenção que o Psicologia, Saúde e Comunidade propõe nesta área.

Usando conceitos relacionados com a metodologia de projecto, e concretamente a dualidade de investigação-acção, propomos instrumentos úteis para diversos determinantes da saúde como: a alimentação saudável, a actividade física, o consumerismo e até a higiene oral.

Entendemos que a abordagem mais útil quando encaramos a educação da saúde como instrumento de modificação de comportamentos é aquela que permite a interactividade e verdadeira comunicação. Trata-se de propiciar momentos de verdadeira discussão em que se parte das experiências e percepções dos próprios participantes.

bordadoA questão das dinâmicas de grupo é tratada noutro local mas é um ponto crucial. Um outro é o que se prende com a intencionalidade teórica da intervenção. Neste sentido o Psicologia, Saúde e Comunidade disponibiliza também articulados teóricos e até artigos científicos sobre o tema.

Convém também não esquecer os desafios que as novas tecnologias e as ferramentas multimédia põem a esta área. Neste sentido, exploram-se e partilham-se alguns recursos e experiências desenvolvidas nessas áreas, nomeadamente no documentário, no desenvolvimento de linguagem publicitária promotora da saúde e até de videojogos concebidos com estes propósitos.

*

Para uma pequena viagem no nosso site com o tema de Educação para a Saúde como mote:

Educação financeira: uma dinâmica de grupo

Educação para o uso da internet: uma abordagem através das dinâmicas de grupo

Trabalhar a motivação em contexto de pequeno grupo

O terceiro incluído

Uma arte difícil: quando agir e quando não agir face a crianças e adolescentes

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s