A toxicodependência foi um interesse central dos responsáveis por este site durante mais de dez anos. O Psicologia, Saúde e Comunidade disponibiliza um sem número de recursos na área, que passaremos a elencar nomeando diversas campos temáticos.
Os efeitos das drogas
Os escritores consumidores. Ao longo dos séculos diversos consumidores, também eles escritores famosos ou nem tanto, partilharam connosco a relato subjetivo das suas experiências. Referimo-nos a De Quincey, Baudelaire e a muitos outros – entre os quais o português Reinaldo Ferreira.
Este interesse foi materializado numa série de crónicas e artigos de opinião, num texto científico mais desenvolvido e, finalmente, num capítulo de uma tese de doutoramento.
Este interesse dirigiu-se também à evolução das características das substâncias, à sua manipulação química e à sua transformação em produto comercial à escala global – com todas as consequências geopolíticas e geoestratégicas que tudo isto possa ter.
Os relatos como instrumento de investigação
A vertente subjetiva e de relato de experiências foi depois desenvolvida em termos de projetos de investigação qualitativa. Os relatos foram organizados em termos de percursos biográficos e categorizados através de um dispositivo de análise desenvolvido por Michel Foucault e, num momento posterior através de técnicas de neutralização propostas por Sykes e Matza.
O Psicologia, Saúde e Comunidade partilha essas abordagens biográfica ao fenómeno da toxicodependência nas sugestões de leitura no final desta página.
O biograma e a intervenção psicológica
No seguimento deste interesse e na seuência de um grupo de intervisão clínica que se organizou no CAT de Cedofeita na segunda metade da década de 90, tentou estudar-se o biograma como instrumento de intervenção clínica. O biograma é um instrumento qualitativo utilizado em diversas investigações biográficas que foi então utilizado com propósitos de intervenção psicológica.
A prevenção e o tratamento em comunidades terapêuticas
Finalmente partilhamos também reflexão dedicada aos modelos de prevenção do abuso de drogas, aqui e à evolução das comunidades livres de drogas, aqui. São dois trabalhos de natureza pedagógica e abrangente que organiza num quadro teórico as evoluções históricas nos dois campo anteriormente definidos.
*
Faça um percurso pelo Psicologia, Saúde e Comunidade sob estes temas:
Histórias de vida: um método qualitativo de investigação
Vivências de si na toxicodependência: análise qualitativa de relatos de heroinómanos recolhidos em meio institucional (tese de mestrado)
Adaptações cognitivas à carreira de toxicodependente – A utilização de técnicas de neutralização ao longo de trajectórias de heroinómanos (tese de doutoramento)
Abordagem biográfica das toxicodependências
Para uma história dos efeitos das drogas: dos usos cerimoniais aos consumos malditos
As potencialidades clínicas do biograma
Velhas drogas, velhos consumos: o lento caminho da desarticulação biográfica
Indeterminação biográfica: de condição natural a fissura na história do sujeito
Notícias de uma investigação autobiográfica: o consumo de drogas como dilema moral