Objetivo
Quais os locais preferidos na internet: reflexão sobre motivos de serem atraentes, assim como os eventuais perigos que lhes possam estar associados.
1ª fase
Debate em grupo sobre os locais mais atrativos na internet. De seguida, pede-se que cada um escreva um dos locais de que se falou em letras grandes numa folha A4. Um voluntário terá de selecionar os mais importantes e de os organizar sob forma decrescente de importância numa linha imaginária, colocando-se depois junto ao mais importante (fazem assim o átomo).
–
2ª fase
O dinamizador pede novos voluntários para que façam novos átomos. Conversa-se sempre sobre os motivos das escolhas.
–
3ª fase
O dinamizador espalha pela sala folhas com as seguintes expressões: «muito perigoso»; «perigoso»; pouco perigoso»; «sem perigo». Solicita depois que os alunos andem pela sala. Nomeia as plataformas mencionadas anteriormente, devendo os alunos aproximar-se dos papéis mais próximos da sua percepção do perigo associado. Por exemplo: Facebook, Hi5… Para cada um dos exemplos, o dinamizador pode introduzir questões: «essa rede não é perigosa? Não existem grupos agressivos?» A cada pedido há uma breve conversa sobre o motivo das escolhas de cada aluno.
–
4ª fase
Sistematização dos contributos. O dinamizador pode sublinhar a ideia de que os utilizadores com boas e más intenções podem registar-se em qualquer site e que esta percepção do perigo pode ser ilusória. O comportamento individual contido é que, sobretudo, poderá fazer a diferença.