Objetivo
Promoção da reflexão do grupo em relação à questão do público e do privado face ao mundo virtual.
–
1ª fase
A atividade de hoje será dedicada à reflexão sobre a privacidade das pessoas: o que devemos partilhar com os outros e o que devemos manter para nós próprios, apenas para a família ou amigos mais próximos. O dinamizador distribui em seguida uma série de revistas em que se relatam casos da alta sociedade e de celebridades. Os grupos entretanto formados devem recortar casos em que haja conflito entre as figuras públicas e os paparazzi.
–
2ª fase
Fase de partilha: será que certas estrelas falam demasiado sobre a sua vida? Os paparazzi têm direito de fazer o que fazem? Todos nós devemos pensar sobre o que queremos partilhar e o que devemos manter mais recatado.
–
3ª fase
Mantendo os grupos já formados, o dinamizador pede, face a redes sociais (Hi5, Netlog, Facebook ou outras que venham a estar na moda) se devemos pôr fotografias, se elas devem ser eróticas ou não, quem as poderá consultar, entre outras questões.
–
4ª fase
A sistematização de aprendizagens passa, sobretudo, por reforçar a ideia de que se os perfis forem públicos, todos os podem consultar. Não apenas os amigos mas pessoas crescidas, professores, familiares e também outras pessoas com as mais variadas intenções.