Análise do Movimento Assistencial na Comunidade Terapêutica Ponte da Pedra

Publicitamos o trabalho sobre o movimento assistencial da Comunidade Ponte da Pedra, conforme o site do ICAD. Este projeto de caráter empírico é complementar de um outro, mais teórico, que publiquei em 2006 – conforme pode ler aqui. Veja a notícia:

“É agora divulgado o relatório do trabalho de investigação, intitulado “Análise do Movimento Assistencial da Comunidade Terapêutica Ponte da Pedra – Estudo das Altas e do Tempo de Internamento (2016-2022);“. Iniciado na Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (DICAD) da ARS Norte, com o Doutor Rui Tinoco, Dr.ª Rita Valinho, Dr.ª Cátia Coutinho e Dr. Vitor Sousa, foi posteriormente concluído no ICAD, I.P., na Unidade de Estatística e Investigação do Departamento de Investigação, Monitorização e Comunicação, da Unidade Central.

Este documento tem como objetivo conhecer os motivos de saída e perceber a sua possível relação com os percursos de consumo que antecederam à procura de internamento prolongado; o cumprimento ou não do tratamento e, ainda, o eventual impacto das saídas programadas da Comunidade Terapêutica Ponte da Pedra (CTPP) e/ou as visitas de familiares e amigos a esta comunidade terapêutica.

Entre outros aspetos, o relatório deste trabalho de investigação apresenta análises descritivas das variáveis sociodemográficas, das relacionadas com percurso em comportamentos aditivos e dependências, e das referentes ao percurso na comunidade terapêutica. Nas conclusões, são apresentadas algumas das questões e desafios que se podem pôr em termos de adaptações e decisões clínicas e os principais motivos que guiaram o presente documento.”

+

Poderá também aceder ao trabalho no repositório institucional do ICAD aqui.

Leave a comment