O que as pessoas procuram numa aplicação financeira? Segurança? Risco? Alta rentabilidade? Organizar poupanças para mais tarde na vida? Um pouco de tudo isto?
As dinâmicas de grupo podem revelar-se bastante úteis no trabalho na área da educação financeira.
Ao trabalho…
O dinamizador pede aos participantes que se organizem em pequenos grupos. Cada um deles recebe uma folha de papel com um círculo e o título de uma aplicação financeira específica: depósitos a prazo; títulos do tesouro; fundos de investimento; ações e o mais que for.
O círculo vem acompanhado de uma legenda: pinte de azul a parte de segurança; a amarelo o risco; a verde a alta rentabilidade… e assim por diante.
Teremos, depois de terminada a instrução, várias folhas de papel pintadas com diversos componentes, de acordo com a representação que cada pequeno grupo tem da aplicação concreta posta à sua apreciação.
Erguem-se, pois, duas hipóteses: a apresentação de cada trabalho e discussão; ou então a visita entre grupos, guardando-se a discussão para mais tarde.
Neste último caso, seguimos com a dinâmica.
O dinamizador pede, depois de todos estarem novamente sentados, para que virem as folhas e, no seu verso, escreverem uma característica psicológica e física de uma pessoa que usaria esse produto. As folhas rodam e outros grupos escrevem outras características.
As folhas são, neste ponto, recolhidas e redistribuídas. Os pequenos grupos, para cada situação redistribuída, devem imaginar um personagem e um nome, a partir das características nela descritas. Se possível, podem desenhar essas personagens (ou recortar de revistas com fotografias).
A partilha visual e metafórica das personagens criadas, relacionada com os produtos financeiros a trabalhar, decerto potenciará as aprendizagens.
Material necessário:
– folhas com circunferências e legenda (ou então projectar a legenda);
– folhas brancas;
– canetas e lápis de cor;
– apresentação dos produtos financeiros para acompanhar e solidificar os diálogos gerados.
*
(imagem obtida aqui)
*
Também poderá estar interessado em ler:
Educação para o uso da internet: uma abordagem através das dinâmicas de grupo