Divulgamos:

Na semana em que celebramos o Dia Mundial da Saúde Mental a 10 de Outubro, a Federação Portuguesa de Psicoterapia – FEPPSI – traz ao debate o tema da Psicoterapia e da sua profissionalização no âmbito da saúde mental.
Nos próximos dias 11 e 12 de Outubro, a FEPPSI vai organizar o seu I Encontro Nacional de Psicoterapia, de cariz científico em parceria com a European Association for Psychotherapy (EAP), a realizar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de lisboa, numa iniciativa integrada na Semana da Saúde Mental.
O Programa inclui Palestras e 14 workshops teórico-práticos/vivenciais. INSCRIÇÕES ENCERRAM A 30 SETEMBRO. SAIBA MAIS EM: www.feppsi.pt.
Este Encontro, irá contar com a presença de oradores reconhecidos na área a nível nacional e europeu. O objetivo principal é sensibilizar e informar a sociedade civil para a importância da identidade e idoneidade da psicoterapia, garantindo a sua qualidade e ética no atendimento em saúde mental.
A FEPPSI promoverá uma reflexão aprofundada sobre a Origem e Percurso da Psicoterapia, Autonomia e Regulamentação da Profissão, Investigação e Ciência, Formação e Certificação,Transdisciplinaridade bem como Perspectivas Futuras para o exercício da Psicoterapia.
Os psicoterapeutas têm uma formação certificada pelas diversas sociedades científicas e em consonância com os critérios formativos defendidos pela Associação Europeia de Psicoterapia (European Association for Psychotherapy), a necessária idoneidade ética e deontológica na sua prática clínica.
Em Portugal, muitos destes profissionais formados pelas várias escolas de psicoterapia procuraram um solo comum que os unisse numa plataforma de entendimento e de partilha. Este encontro consolidou-se, em 2016, com a constituição da FEPPSI. Esta organização reúne 15 sociedades, associações e escolas com a missão de promover a cooperação e a partilha de conhecimentos, mas, também e sobretudo, através do seu Conselho Científico, fomentar padrões de excelência na formação e atividade clínica, fundamentados ética e cientificamente.
Na sua atuação e princípios, a FEPPSI encontra-se em estreita articulação com a European Association for Psychotherapy (EAP) e prima nos seus valores em salvaguardar a qualidade do serviço prestado em saúde mental.
É tempo de garantir um atendimento psicoterapêutico regulamentado e adequado a quem o procura. Nesse sentido, a FEPPSI em estreita ligação com todas as sociedades científicas que a constituem desafia-nos a pensar mais longe e a desbravar caminho para a construção de pontes na comunidade rumo a uma saúde mental acessível a todos.
É hora de esclarecer e sensibilizar!