Trabalhar a motivação em contexto de pequeno grupo

MunchA motivação é um dos fatores mais importantes para explicar e trabalhar a modificação de comportamentos. Por outro lado, o contexto de grupo possui potencialidades importantes para quer esse fator possa ser trabalhado.

O dinamizador deve ter o cuidado de evitar o confronto direto. Preocupar-se-á, em criar situações de dissonância e contradição dos próprios participantes. É um objetivo simples mas ao mesmo tempo complexo: requer um ótimo conhecimento das dinâmicas de grupo e também um perfeito conhecimento da área que se pretende trabalhar.

Eis alguns exemplos de dissonâncias e contradições:

Parentalidade o que digo e o que faço

Vídeos PASSE EE o exemplo

No programa PASSE em que participámos, conseguimos criar situações de dissonância e contradição entre sessões, ilustrando: numa sessão trabalhámos a unicidade corporal e psicológica – todos nós somos únicos e especiais – na seguinte as pessoas que admiramos («quem queremos ser» – acrescentaram muitos jovens). A contradição é latente, e até manifesta em muitas situações. Cabe ao dinamizador explorá-la, aumentando a expressividade do grupo.

A contradição confronta os indivíduos consigo mesmos. Exige-lhes clarificação. Este movimento, em pessoas orientadas salutogenicamente, traduz-se frequentemente num aumento dos índices de motivação, na modificação de comportamentos e até (pensamos em grupos de adesão ou terapêuticos) na manutenção dos comportamentos que pretendemos observar.

*

Também poderá estar interessado em ler:

Educação financeira: uma dinâmica de grupo

Dinâmicas de grupo: recursos e visões

Como manipular um grupo: recursos e visões

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s