Dronie: o selfie aéreo

correio agrunchoOs anglicismos invadem constantemente a nosso língua. A velha prática do auto-retrato, tantas vezes utilizada pelos grandes mestres da pintura ocidental como que se popularizou. Popularizou e renovou-se a partir de novos suportes tecnológicos. Eis que o auto-retrato se transformou em selfie.

As redes sociais transbordam atualmente de selfies. O eu como primeiro plano de diversas paisagens: o Louvre, as pirâmides do Egito, a torre  Eiffel. Os sorrisos, os olhares felizes… mas também os amigos ou as relações amorosas.

Deparamo-nos recentemente com o vocábulo dronie. Provém do cruzamento dos conceitos drone e selfie. O drone é, como sabemos, todo o dispositivo aéreo controlado remotamente. A selfie aérea, ou dronie, é permitida quanto um dado drone, equipado com um aparelho de captura de imagem, fotografa a própria pessoa que conduz o drone.

Estávamos já habituados às manobras mais inesperadas de Narciso: o computador, como um espelho para nos mirarmos: a moda como um campo de procura desenfreada de si mesmo… Eis, porém, que Narciso embarca num drone e passa a um estatuto esvoaçante – como o monstrengo de Fernando Pessoa.

Um Narciso histriónico e inconsequente… mas altamente tecnológico.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s