Uma viagem na net

Objetivo

Explorar atitudes positivas e negativas que a internet pode ter em termos de relacionamentos interpessoais e até afetivos.

 

1ª fase

O dinamizador pede dois voluntários. Um deles será o adolescente que está contente com a sua experiência na net: conheceu pessoas, acha que controla a situação… Um outro será o adolescente infeliz que se apaixonou por uma pessoa que conheceu e com quem tem uma relação atribulada.

2ª fase

Todos os membros do grupo escrevem possíveis cuidados que cada um desses adolescentes deve ter em post-it. Quando os tiverem escrito levantam-se e colam-nos nos voluntários. De seguida, lêem-se as contribuições e abre-se a discussão.

3ª fase

O dinamizador explica depois que já passou um ano e que um ano é uma eternidade na internet. Pede que todo o grupo se levante e ande pela sala, inclusive os «adolescentes». Quando se cruzam com os adolescentes devem dizer-lhes uma coisa que lhes pode ter acontecido. Quando um dos formandos faz a contribuição, senta-se. Deste modo, todos os participantes fazem a sua contribuição.

4ª fase

O dinamizador, que apontou as contribuições, promove uma discussão final centrada em torno das consequências positivas e negativas que a internet poderá ter. Pode pedir aos voluntários, que encarnaram o papel de adolescentes, se as consequências imaginadas pelos colegas são plausíveis ou não.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s