A persistência do acontecimento

jazzQuem não se lembra das imagens do embate do avião contra as Twin Towers ou a queda desamparada de Feher a meio de um jogo de futebol? As reacções de surpresa e desamparo suscitadas por eventos inauditos são exploradas à exaustão por muitos dos actuais meios de comunicação. Dir-se-ia que as emoções captam a atenção e é apenas por ela que as televisões, as rádios e os jornais desencadeiam uma desenfreada luta.

É brutal a diferença se assistirmos a reportagens e telejornais dos anos setenta. Incomparavelmente, essa época produziu muitos mais acontecimentos no nosso país do que qualquer outra década recente da nossa história. No entanto, os pivot da altura narram um facto que termina logo de seguida. Não se segue qualquer histeria informativa.

Actualmente, o procedimento é totalmente oposto. As imagens repetem-se uma e outra vez, à saciedade. Pronunciam-se sobre ela uma lista infindável de opinion makers como se o que acontece ficasse incompleto, irremediavelmente incompleto, sem alguém que nos venha explicar. As audiências deixaram de poder formar opiniões sem o aviso sábio de alguém mais experimentado. Vejam-se os debates políticos… para além dos projectos e ideologias o que conta mais é a performance televisiva. Como se se tratasse de um espectáculo teatral e os peritos conseguissem medir o impacto das actuações.

Emoções e choque…  Seguido do acompanhamento paternalista do fazedor de opiniões. Satirizando: ter opinião é algo muito sério… algo que não pode ser deixado ao acaso.

Urge, assim perguntar qual a função dos mass media. Será realmente informar? Ou antes catalizar medos que infestam as nossas cidades modernas e transformá-los em espectáculo?

*

Também poderá estar interessado em ler:

A privatização do dinheiro

Vinho e crédito ao consumo

Já se sabia há muito

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s