Deparámo-nos recentemente com um artigo de revisão nesta área. Propunham-se os autores fazer uma revisão de trabalhos científicos que cruzassem o priming , os ganhos em saúde e o exercício físico.
O que é o priming?
«…é a conservação da informação em memória inconsciente de forma a condicionar o comportamento seguinte. Este fenómeno cognitivo (priming) ocorre quando um prime (estímulo prévio) facilita o processamento de uma informação alvo). A facilitação dessa resposta indica que o priming ocorreu e que o prime foi bem realizado.»
Priming e sugestão
Movemo-nos então perto de fenómenos como o efeito placebo, os símbolos, as crenças e expectativas – dizem os autores – e da profecia que se auto-cumpre (ver aqui o nosso trabalho na área da parentalidade) e do que acontece durante uma sessão de relaxamento.
É certo que o número de artigos sobre estes temas escasseia. No entanto, sinalizam-se estudos em que se registam melhorias para a saúde apenas pelo « aumento da percepção da quantidade de exercício realizado». E que o priming pode influenciar o «modo» como as pessoas percepcionam a actividade física que realizam.
Um assunto interessante e que define um vasto campo para a educação e promoção da saúde.
*
Referência:
Teixeira, D. S., & Palmeira, A. L. (2013). Priming, mindfulness e efeito placebo. Associação com a saúde, exercício físico e actividade física não programada. Uma revisão sistemática da literatura. Revista Andaluza de Medicina del Deporte, 6(1), 38-45.