O branco do preto e o preto do branco

Objetivo

Identificar aspectos positivos e negativos de conhecer pessoas pela internet.

1ª fase

Cada elemento do grupo escreve numa folha aspectos positivos e negativos de conhecer pessoas na internet. Caso o grupo não tenha muito conhecimento deste tipo de interações, será necessário ter uma conversa antes do início da actividade: há pessoas que entram em redes sociais com objetivos profissionais ou apenas de troca de ideias… outras que possuem outros objetivos…

2ª fase

O dinamizador pede que todos deambulem pela sala. Sempre que encontrem alguém têm que escrever uma coisa negativa na folha da pessoa. Pode exagerar no pedido: «agora escrevam uma coisa ainda mais negativa». Depois faz idêntica instrução para um aspecto positivo. Deixa que as pessoas se cruzem várias vezes.

3ª fase

Partilha dos conteúdos: há pessoas com folhas com aspectos positivos e negativos. Súmula das aprendizagens e das experiências.

Nota: a actividade pode fazer-se com uma variante em que cada participante é uma rede social ou outra plataforma internáutica, como por exemplo Second Life, salas de chat ou outras identificadas pelos participantes.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s