O predador

Objetivo

Identificar perfis potenciais, assim como estratégias, do chamado «predador» virtual.

1ª fase

O dinamizador promove uma conversa inicial sobre a existência de certos utilizadores da internet que pretendem enganar terceiros, os aqui chamados «predadores». Sublinhamos algumas situações: pishing (tentar obter dados bancários da outra pessoa) pedofilia, violação, engate, roubo, vendas fictícias, entre outras.

2ª fase

Os formandos são convidados a porem-se na pele de um predador e identificar um modo ou estratégia para tentar obter confiança de alguém na internet (numa rede social, num chat, através de mail…). Cada um dos formandos deve escrever, numa folha e em letra grande, uma dessas estratégias.

3ª fase

Pede-se um voluntário que será o predador e irá seleccionar as estratégias mais eficazes. Os portadores dessas estratégias devem levantar-se. O predador organiza-os por ordem decrescente de eficácia. Quando terminar, outro predador pode levantar-se e dizer se concorda. Caso não concordar faz as alterações que considere pertinentes. Pode repetir-se o procedimento as vezes que forem consideradas pertinentes.

4ª fase

Sistematização de aprendizagens.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s