Notícias de uma investigação autobiográfica: o consumo de drogas como dilema moral
Artigo que traduz uma parte do doutoramento defendido na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Em termos de análise de conteúdo ou de discurso utilizaram-se dois eixos: o biográfico e o das técnicas de neutralização. Propõe-se uma nova tecnica de neutralização.
O presente trabalho pretende sumariar algumas das linhas mestras de uma investigação por nós conduzida entre os anos de 2001 e 2004. A investigação procurou articular uma visão biográfica, que permite conceptualizar os actos desviantes num devir próprio de uma história de vida; e as técnicas de neutralização, que permitem um corte transversal de cada momento. Deste modo, conseguimos detectar os modos de neutralização (encarados aqui como racionalizações desviantes) mais relevantes em cada etapa da história de vida de indivíduos consumidores de heroína.
Referência:
Tinoco, R. (2007). Notícias de uma investigação autobiográfica: o consumo de drogas como dilema moral. Sociologia, problemas e práticas, 53, 159-178.
Leia o artigo completo aqui.
*
Também poderá estar interessado em ler:
Velhas drogas, velhos consumos: o lento caminho da desarticulação biográfica