Educação financeira: públicos e estratégias

Linhas de forçaTemos vindo a disponibilizar e construir algumas dinâmicas de grupo na área da educação financeira. Trata-se do exercício de uma competência indispensável a qualquer formador, educador ou psicólogo da saúde: ser capaz de adaptar, reinventar recursos tendo em vista objetivos específicos e superar no exercício da atividade profissional.

Outra questão terá que ver com o contexto de aplicação dessas dinâmicas. Na descrição das nossas propostas não concretizámos, intencionalmente, esse nível de decisão.

É certo que a educação pode acontecer em qualquer altura do desenvolvimento humano. Também não menos evidente é a associação da ideia de educação a públicos mais jovens. Nada nos repugna a aplicação dessas nossas propostas em contexto escolar.

Os instrumentos serão também de aplicação quase imediata em contexto de formação de adultos ou intervenção junto de encarregados de educação.

Mais curioso, e merecedor de adaptação será o seu uso junto de empregados do setor financeiro. Aqui, as dinâmicas poderiam ser aplicadas com modificação em termos de instruções. Expliquemo-nos: o empresário ou empregado numa instituição bancária preencheria o porquinho mealheiro, por exemplo, não de acordo com o que ele acha, mas seguindo a perceção sentida junto de certos tipos de clientes.

A discussão assim gerada permitiria debater opções e atitudes mais eficazes no que concerne ao atendimento junto do público. Forneceria igualmente oportunidades de dramatização e role playing a partir de cenários específicos e concretos.

*

Também poderá estar interessado em ler:

Educação financeira: uma dinâmica de grupo

Dinâmicas de grupo: recursos e visões

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s