Dinâmicas de grupo: recursos e visões

luanaAs dinâmicas de grupo constituem um conjunto de instrumentos que permitem uma série de aplicações. Pensamos no trabalho psicoterapêutico, mas também no contexto educativo e na promoção da saúde.

Para além do conhecimento das dinâmicas propriamente dito, existem um complexo sistema de variáveis por forma que o trabalho possa correr corretamente.

Em primeiro lugar, referimo-nos a competências pessoais do próprio dinamizador: a capacidade de adaptar as dinâmicas aos seus objetivos e às características do grupo com que lida. Pensamos também na capacidade de manter a sessão como uma unidade e seguir um fio condutor (leia aqui um trabalho que desenvolvemos sobre o tema).

Em segundo lugar, as competências relacionadas com o planeamento e visão estratégica. A intervenção dever-se-á organizar num programa, isto é numa intencionalidade. Isto obrigada, para além da construção de um todo, do conhecimento da instituição em que se desenrola a intervenção. Quais os constrangimentos que nela existem? Que aliados poderão potenciar o nosso trabalho.

Ao longo dos anos, foram estas as preocupações que nortearam o nosso percurso profissional. Partilhamos de seguida alguns recursos que foram fruto dessa trajetória.

*

Também poderá estar interessado em ler:

Educação financeira: uma dinâmica de grupo

A propósito da netiquete: uma proposta de dinâmica de grupo

A gestão das dinâmicas de grupo

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s