Proposta de excertos para abordar relações interpessoais em contexto escolar

DSCF1601
Disponibilizamos aqui dois casos semiprojetivos para poder abordar em contexto de trabalho de grupo os conflitos e relações interpessoais. Trata-se de excertos ambíguos que permitirão o levantamento de questões concretas relacionadas com as práticas e vivências atuais dos alunos.
Depois de uma primeira discussão, o dinamizador poderá distribuir as segundas partes dos casos em que se problematiza linhas de evolução dos conflitos em contextos virtuais como as comunidades de conversação ou mesmo redes sociais.
*
Caso A – parte I

O João está numa turma que se encontra dividida em grupos que se dão mal entre si. Por azar os seus melhores amigos pertencem a dois dos grupos rivais. Eles estão sempre a tentar que o João entre para um deles mas ele não quer tomar partido…

Caso A – parte II
Depois de ter dito mais uma vez que não a todos esses convites, ao chegar a casa reparou que tinha sido incluído num grupo de conversação. Saiu dele mal se apercebeu do que tinha acontecido. No dia seguinte foi muito criticado por um amigo que lhe disse: «não tens o direito de fazer isso…»
Caso B – parte I
A Isabel sentia-se muito nervosa. Estava a participa<r numa aula mas a Carla ria-se e tentou duas vezes interrompê-la. Não aguentou mais e gritou para se calar… Elas já se estavam a dar-se mal desde o início do ano mas era a primeira vez que o desentendimento se estendeu a uma aula…
Caso B – parte II
Nesse mesmo dia a Carla entrou na rede social que muitos alunos da turma utilizavam e comentou o sucedido. Passados trinta minutos a Isabel respondeu-lhe. Outras colegas também se envolveram na discussão: usaram-se palavras menos próprias e foi um escândalo, no dia seguinte não se falava de outra coisa nos corredores.

Leave a comment