A propósito da netiquete: uma proposta de intervenção em grupo

Logotipo da A Pagina da Educação

Temos vindo a abordar a questão da literacia mediática, mais concretamente a área da educação para uma utilização saudável e equilibrada da internet. A profusão do acesso aos mundos virtuais, por parte dos mais novos, desequilibra a tradicional relação entre eles e os mais velhos. A inovação é tanta que, subitamente, a experiência e a sabedoria podem ter resultados contraproducentes: são os mais novos que conhecem as últimas novidades, dominando as tecnologias por dentro.

Ao longo deste ano, temos vindo a desenvolver uma série de dinâmicas de grupo que tentam abordar a educação para a utilização equilibrada da internet. Quando as propusemos a alguns educadores, as reticências acabaram por ser visíveis com frases do género: «mas eu não sei nada da área»; «eles sabem mais dessas coisas do que nós». Postas as coisas assim, as frases acabam por ser verdadeiras: de facto, os mais novos apresentam uma mestria face às tecnologias que, frequentemente, ultrapassa a dos seus pais e até dos seus professores.

Será esta a forma mais correcta de encarar o problema? O mais importante na utilização da internet não é a tecnologia ou o suporte informático, mas sobretudo a reinvenção que bastantes valores educacionais, morais e éticos sofrem nos mundos virtuais. Ou seja, cabe ao educador ouvir e conhecer práticas no que diz respeito aos diversos suportes informáticos. Da mesma forma, será sua responsabilidade a promoção de reflexão crítica em relação às atitudes, comportamentos que os mais novos desenvolvem a propósito dos seus diversos interesses e percursos na internet.

Diálogo no muroA título de exemplificação dos princípios que defendemos, iremos aqui descrever uma simples dinâmica que denominámos Netiquete. O termo nasceu on-line para denominar uma série de regras de conduta que se desenvolveram entre utilizadores dos mundos virtuais. Há uma necessidade de evitar mal-entendidos e até de regular certos comportamentos e formas de escrever. Usámos o termo para descrever uma simples dinâmica de grupo que passamos a apresentar.

O dinamizador promove um diálogo inicial sobre as regras nas interacções na internet: há normas de educação na internet? Deve lembrar ao grupo que vários jogos, chats e redes sociais que não permitem insultos ou a utilização de palavrões. De seguida, divide a turma em pequenos grupos de trabalho que devem enumerar normas de conduta a ter na internet. Formar-se-á, assim, um código de conduta a observar. As normas devem incluir regras de comportamento educado, castigos, cuidados a ter em relação a amizades, nas conversas on-line, no género de informação pessoal que se poderá ou não colocar à disposição de todos.

Em termos de enriquecer a actividade, a cada grupo poderá ser atribuído um cenário diferente: uma rede social; um jogo on-line; um fórum; uma sala de chat ou um programa de troca de mensagens em tempo real. Poder-se-á ainda focar o tema dos cuidados a ter com perfil, os nicks escolhidos, o tipo de investimentos na identidade virtual (mais próxima da realidade ou completamente fictícia).

Alcançamos assim um duplo objectivo, faz-se um levantamento das práticas do grupo e dos suportes informáticos mais na moda num determinado momento; ao mesmo tempo que focamos a discussão nas escolhas e usos observados. Ao privilegiar estes temas, descobrimos que afinal os mais jovens são realmente jovens, procurando construir as suas identidades, escondendo as suas inseguranças num saber fazer informático que frequentemente as mascara.

Rui Tinoco, psicólogo clínico

Publicado na edição de Inverno da  A Página da Educação

*

Também poderá estar interessado em ler:

Reautoria: que palavra é esta?

Educação para o Uso da internet – uma abordagem através das dinâmicas de grupo

Ter atenção na internet

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s