Após o primeiro mandato como bastonário, o Professor Doutor Telmo Batista encabeça a lista Afirmar os Psicólogos. A atual direção foi responsável pela criação da própria ordem profissional a partir da antiga APOP.
A ordem apresenta obra em várias áreas, desde logo a sua fundação, o código deontológico, o acordo com empresas e a defesa da contratação de mais profissionais em vários setores de atividade.
Neste percurso houve também diversos momentos de celeuma como o privilégio na inscrição da Ordem concedido aos antigos sócios da APOP; um conhecido vídeo de publicidade que utilizava a metáfora do homem das cavernas. Estas e outras atitudes levantaram a crítica de despesismo.
Saúda-se assim o aparecimento de uma nova lista Psicologia Plural, liderada pelo Professor Doutor Rui Abrunhosa Gonçalves. Este movimento insurge-se contra certos movimentos de exclusão. Um deles tem que ver precisamente com o valor das quotas – exorbitante para uma classe em que grassa o desemprego (como infelizmente noutras classes).
Outro aspeto tem que ver precisamente com a pluralidade e diversidade das tendências representadas. A psicologia possui muitas escolas de pensamento e, em Portugal, vários centros e universidades que pretendem ter outra voz. É a este e a outros aspetos que o projeto pretende obstar.
*
Também poderá estar interessado em ler: