Eleições na Ordem dos Psicólogos

do quixote e sancho panchaApós o primeiro mandato como bastonário, o Professor Doutor Telmo Batista encabeça a lista Afirmar os Psicólogos. A atual direção foi responsável pela criação da própria ordem profissional a partir da antiga APOP.

A ordem apresenta obra em várias áreas, desde logo a sua fundação, o código deontológico, o acordo com empresas e a defesa da contratação de mais profissionais em vários setores de atividade.

Neste percurso houve também diversos momentos de celeuma como o privilégio na inscrição da Ordem concedido aos antigos sócios da APOP; um conhecido vídeo de publicidade que utilizava a metáfora do homem das cavernas. Estas e outras atitudes levantaram a crítica de despesismo.

Saúda-se assim o aparecimento de uma nova lista Psicologia Plural, liderada pelo Professor Doutor Rui Abrunhosa Gonçalves. Este movimento insurge-se contra certos movimentos de exclusão. Um deles tem que ver precisamente com o valor das quotas – exorbitante para uma classe em que grassa o desemprego (como infelizmente noutras classes).

Outro aspeto tem que ver precisamente com a pluralidade e diversidade das tendências representadas. A psicologia possui muitas escolas de pensamento e, em Portugal, vários  centros e universidades que pretendem ter outra voz. É a este e a outros aspetos que o projeto pretende obstar.

*

Também poderá estar interessado em ler:

Eleições para a OPP – algumas anotações

Eleições para a Ordem dos Psicólogos – algumas notas

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s