Pôrmo-nos no lugar do outro

no lugar do outroA mímica, o não verbal, para sermos mais abrangentes, é uma poderosa forma de comunicação. A afirmação é já senso comum e uma infeliz ideia de começar um texto.

No entanto, exploremos a ideia… No filme de Richard Attenborough sobre a biografia de Charles Chaplin passa-se a seguinte cena. Chaplin prepara a sua obra O Grande Ditador, para isso, vê comícios de Hitler e tenta repetir-lhe os gestos. Entra o irmão que discorda do projeto. Durante a altercação que se segue, Chaplin assegura-lhe algo como: «eu conheço este homem, sei que é capaz de tudo».

Independentemente do acontecimento ser verídico ou não – facto que desconhecemos – deparamo-nos com a possibilidade da mimetização do não verbal ser uma forma de nos pormos no lugar do outro.

O segundo caso deu-se num documentário sobre a pianista Maria João Pires. A dada a altura, a mãe afirma que lhe ouviu a seguinte frase: «foi aqui que ele enlouqueceu». A pianista estudava Robert Schumann, um compositor que acabou por perder a razão.

Os intérpretes musicais podem ser vistos como alguém que replica o pensamento de um outro. E replica-o, revivendo o pensamento mas também certas emoções e atitudes. A Maria João Pires reviveu o momento de loucura de Schumann através dos seus dedos, dos seus gestos e do que eles provocam.

Comunicamos mais através do não verbal, regressemos aos lugares comuns, mas a repetição dos gestos permite evocar outros eus, outros tempos de uma forma completamente diferente…

(originalmente publicado aqui)

*

Também poderá estar interessado em ler:

O eu incómodo

Comunicação em consulta e os profissionais da saúde

Madeleine, pois então: algumas reflexões

O terceiro incluído

Os media como pedagogia do esquecimento

As redes sociais: que desafios para a educação?

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s